Conheça as cores da urina

Regularmente os testes de urina realizados em laboratórios hospitalares nos revelam  amostras coloridas.

creditHeatherWest

Os cientistas levaram apenas uma semana para montar essa coleção prismática de xixi visto nesta foto, no laboratório médico em Tacoma General Hospital em Tacoma, Washington Heather, o cientista que trabalha no laboratório que tirou a foto no hospital, disse que ela e seus colegas coletaram a urina  em cores para destacar seu fascinante trabalho por trás das cenas.

“Minha imagem pretendia ilustrar tanto as coisas incríveis e inesperadas que o corpo humano é capaz de produzir, e também a beleza que pode ser encontrada em lugares inesperados “, disse West. “Uma mistura entre arte e ciência.”

“Nenhuma das amostras de urina foram tratadas com produtos químicos no laboratório para mudar sua tonalidade”, disse West. As pessoas não acreditavam que era urina de verdade.

Laboratórios hospitalares estão muitas vezes escondidos em porões, mas eles desempenham um papel fundamental na saúde do paciente.

Enquanto as cores cromáticas de xixi são incríveis, os médicos estão geralmente mais interessados ​​no conteúdo da urina. Algumas cores, como marrom escuro e o vermelho avisam que algo está errado com a saúde de um paciente.

 

Aqui estão algumas das razões para os tons do xixi

Vermelho

O sangue é a causa mais comum de urina vermelha, é definidamente um sinal de alerta de saúde. “Como um urologista, estou sempre preocupado quando as pessoas têm urina vermelha”, disse Greene. câncer de bexiga , infecções e pedras nos rins podem causar sangramento, que aparecem na urina, e todas merecem uma visita ao médico.

Mais benignamente, comer um monte de beterrabas pode transformar a sua urina em xixi cor de rosa.

Laranja

Urina de cor escura também aponta para problemas de saúde. Cancro do fígado pode causar urina castanha escura, que contém o excesso de bilirrubina, um pigmento acastanhado produzido pelo fígado.

Um medicamento chamado fenazopiridina ( Pyridium ) criou o laranja brilhante da urina visto na fotografia. É um analgésico dado a pessoas com infecções do trato urinário, e converte o xixi em uma cor da bebida Gatorade.

Antibióticos muitas vezes alteram a cor da urina para laranja, disse Green. Pessoas que comem muita cenoura podem ter xixi laranja, acrescentou.

Amarelo

Muitas pessoas viram os efeitos da desidratação sobre xixi – uma urina de cor amarelo escuro. Sem água suficiente, um pigmento chamado urochrome torna-se mais concentrada na urina.

Por outro lado, nos hospitais, alguns pacientes hidratados em fluidos intravenosos produzem urina quase incolor, disse West. A urina turva amarelada na imagem foi causada por uma infecção.

Verde

Ocasionalmente, uma infecção do trato urinário pode desencadear xixi verde.

Azul

A cor mais rara no arco-íris do xixi, o azul, muitas vezes vem de produtos químicos e fármacos administrados aos pacientes. 

O azul de metileno é uma droga usada para tratar a intoxicação por monóxido de carbono, e como corante durante a cirurgia. Isso torna a urina azul e verde como visto na foto

O azul de metileno foi também um tratamento da malária durante a Segunda Guerra Mundial. Outros medicamentos que tornam a urina azul incluem Viagra, indometacina e propofol – a droga anestésica infame ligada com a morte de Michael Jackson.

Condições genéticas que afetam a composição de nutrientes na dieta também pode causar urina azul. Mesmo corantes alimentares azuis, as vezes, não são diluídos e vão para o xixi.

Índigo e violeta

Nesta foto, a urina púrpura vem de um paciente com falha nos rins. “O preto escuro é algo que você costuma ver em insuficiência renal”, disse West. Seus rins devem filtrar seu sangue e se livrar do seu lixo, e quando os rins estão danificados vai sangue para a urina.

Outro motivo do roxo são pacientes com cateteres podem desenvolver uma complicação rara chamada de “síndrome de saco de urina roxa”, ligado a uma infecção do trato urinário e uma urina altamente alcalina. Uma condição genética chamada porfiria também pode desencadear xixi roxo escuro.

Fonte:

I Fucking Love Science

CompartilharFacebook0Google+0Twitter0LinkedIn0Pinterest0Email

Mariane Dornelas

Sou graduanda em ciências biológicas e cursei Astronomia pelo Observatório da UFMG. Sou pesquisadora e divulgadora científica há mais de um ano. "O maior bem do homem é uma mente inquieta" - Isaac Asimov - Gosto muito de interrogar a natureza, e me surpreendo com as respostas.

Não deixe de ler também

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>